domingo, julho 30, 2006

A Resposta...

Começemos pelo início...

«(...) E discordo pelo mesmo simples motivo que leva as pessoas a terem animais de estimação e a abandona-los de seguida Modas.»

Bem...primeiro que tudo, a questão que aqui está em jogo é bem clara julgo eu e pessoalmente acho que o abandono de animais de estimação (apesar de também ser uma questão pertinente) nem sequer faz sentido de ser aqui chamado para o debate. Também discordo de que esse fenómeno ocorra por simplesmente uma questão de modas. Acontece sim porque muitas pessoas não têm qualquer tipo de respeito pelos animais e vêm-nos apenas como acessórios de andar por casa, dos quais se podem descartar com a maior das facilidades. O único ponto em comum que pode existir entre o abandono de animais e touradas, quanto a mim, é realmente o factor do desrespeito e a objectificação do animal. Isto é, a redução do estatuto do animal a objecto que podemos usar, abusar, abandonar, torturar, entre outras coisas, a nosso belo prazer e consoante as nossas motivações egoístas.

«A Tauromaquia, e a tourada em particular, é e sempre foi uma arte, mas como em todas as artes, existem aqueles que gostam, os que repudiam, e os que seguem as modas (...) Arte é uma palavra muito subjectiva e não podes afirmar que as touradas não o são, apenas com o único argumento de não as compreenderes! Estás a cometer um erro crasso ao confundir a palavra arte com "coisas-que-os-homens-fazem-e-que-para-além-de-serem-bonitas-
fazem-sonhar". Um simples processo de soldadura ou de serralharia é considerado arte para quem está no meio e a compreende!»

Ora aí é que te enganas... Hoje em dia, por alguma razão estranha as pessoas decidiram tornar-se todas adeptas do relativismo. Ou seja, tudo é subjectivo. Tudo tem de ser aceite e respeitado como válido. Não existem coisas boas ou más. Apenas diferentes. Neste caso, se alguém apanhar uma bosta de cão do chão e disser que é arte, podemos apreciá-la ou não, mas como o conceito de arte é demasiado subjectivo, não podemos afirmar que até uma bosta de cão não é arte. Pois bem...mas a realidade não é totalmente subjectiva. Quanto a mim, existem aspectos da realidade até muito objectivos e aspectos que por vezes são comuns a várias pessoas e culturas. Portanto...não. A arte não é um conceito-demasiado-subjectivo. A arte tem sem dúvida, um leque alargado de subjectividade...mas...isso não implica que tudo é arte...nem que esta se baseia apenas no facto de alguém achar algo estético (posso achar uma bosta de cão incrivelmente estética e no entanto isso não é arte). Não. A arte têm critérios. Por exemplo, no caso da bosta de cão, esta não pode ser considerada arte porque não demonstra um alto nível de desempenho ou fluência de um agente criativo num dado contexto de criação artística. É simplesmente uma consequência natural do funcionamento do organismo do cão. A bosta é simplesmente uma bosta.
Agora...actos defectórios aparte. Dizes a determinado ponto que confundi arte com "coisas-que-os-homens-fazem-e-que-para-além-de-serem-bonitas-
fazem-sonhar".
Discordo por completo...com todo o respeito, mas apenas uma pessoa que não aprecia arte pode dizer tal coisa. A arte por vezes não tem necessariamente o intuito de ser bela no sentido convencional, mas sim estética. A arte muitas vezes não tem o intuito de fazer as pessoas sonhar, mas sim o intuito de passar algo. Quer seja, uma mensagem explícita, uma provocação, uma essência, entre muitas outras coisas. A arte vale por si só. O objectivo último desta não é por as pessoas a sonharem acordadas, mas sim, apelar à contemplação.
Agora...tal como qualquer objecto não pode ser aleatoriamente considerado arte, muito menos as práticas tauromáquicas o podem ser. Arte não envolve o sofrimento de terceiros, quer sejam estes seres humanos ou seres de outras espécies. A arte deve ter uma barreira essencial, que é o bom senso e o sentido de humanidade, isto é, o respeito pela vida. Segundo o que percebi do teu prisma, também aqueles miúdos que há uns tempos, atearam fogo a um sem-abrigo só porque o acharam belo, estavam a fazer arte. Ou talvez também (e volto a repetir o exemplo) alguém que goste de ver mulheres a serem espancadas possa dizer que também essa prática é arte, apenas porque acha o acto estético. Aceito que alguém me diga que pessoalmente acha uma tourada estética. Agora, o que não aceito é que essa mesma pessoa eleve esse gosto mórbido ao estatuto de arte. Porque de facto, arte não tem nada a ver com isso. A melhor forma de eu encontro de categorizar o sentimento estético de se observar uma tourada, é e perdoem-me os apreciadores, nada mais nada menos, que simples fetichismo.

«(...) O que acontece neste caso específico das touradas, é que, enquanto que antigamente eram vistas por apreciadores verdadeiros e por todos aqueles que se sentiam obrigados a apreciar para se integrarem numa sociedade aficionada, actualmente são poucos os que admitem que gostam, ou que gostam mesmo, muito por culpa de uma sociedade muito mais "sensibilizada" com questões "da natureza e tal"»

Nesse aspecto também tenho que discordar de ti. Não nego que devem existir concerteza pessoas que não admitem que gostam de touradas por receio da impressão social que podem passar aos outros. Mas sinceramente e baseada naquilo que posso assistir. E diga-se, vivemos num meio em que posso assistir a esse tipo de fenómenos com alguma proximidade, como tu sabes...penso sinceramente que o caso é mais ao contrário. Vê-se por aí muito boa gente a tornar-se aficionada, sabe-se lá porquê (eu pessoalmente acho que à muita gente tem a necessidade se sentir que pertence a algo). Por estas bandas, observa-se sim uma maior adesão (especialmente pelas camadas mais jovens) à cultura tauromáquica e especialmente por razões, que como já disse, por vezes penso que não estarem directamente relacionadas com essa mesma cultura. Para referir um exemplo específico...é um contra-senso, pessoas que gostam de animais e têm horror ao que fazem a muitos animais na indústria das peles, irem todas contentes e airosas verem uma tourada. Para além disso...basta tu reparares na quantidade massificada pessoas de todos os estratos sociais e todas as faixas etárias na nossa bela terra que vão assistir às famosas largadas de touros na altura das festas. Eu e as mais cinco ou seis pessoas que ficam no jardim nessas alturas, devemos ser as únicas nesta terra inteira que se recusam a ver tal espectáculo.
Por último, em relação à sociedade mais "sensibilizada" com "questões da natureza e tal". Acho muito bem. Pois é uma sociedade sensibilizada com as questões da natureza que não só alerta à consciencialização acerca do fenómeno das touradas e o que este implica, bem como alerta para o crime que é abandonar animais de estimação.

Over and Out.

3 Comments:

At 10:34 da tarde, Blogger Ana said...

Bom,isto está a aquecer!!!! Muito interessante. Parece-me que vai continuar a atear-se a fogueira. Bem podem continuar a expôr perspectivas que nãochegarão a nenhum limite, sabem porquê? Porque uma tourada a única coisa que pode ter que se chamar arte, é a do cavaleiro e seu cavalo, quanto ao resto não tem anda de arte, poderá ter alguma perícia, habilidade, prazer, mas... Qualquer de vós já toureou? Já andou em cima de um cavalo e exerceu aquele exercício,o de tourear ??? Já foi forcado e sabe oq ue se sente quando lá se está? Já estudou o que motiva a que aqueles seres fazemoq ue fazem? Vocês,simplesmente, discutem ideologias, perspectivas diferentes dum mesmo acontecimento. Não podem ir muito mais longe; a partir de agora, é necessário terem cuidado, estõa a entrar na liberdade dos outros. Não esqueçam a empatia!!!!!!!!!!
Muito importante nesta e noutras, mas esta foi a que vós se aventuraram!!! E, não se esqueçam das necessaiddes que cada ser sente. Transfiram-se para uma plataforma isenta e, permaneçam na dimensão que cada um pertence e preambula; talvz tenham denominadores comuns; sois diferentes, têm necessiades diferentes, independentemente de discordarem se as touradas devem existir ou não. Pessoalmente, acho que deveriam já não existir,mas tambéma s guerras e a fome. E,que é que os seres humanos fazem? Continuam a sentir necessidade disso, portanto.... continuem a partilhar os vossos pontos divergentes,masd eu acabei de ter uma gato a cair dum andar que equivale a um 5º e no entanto o que foi que a sociedade me deu? Nada! A tal que eu já deixei de fazer parte há muito. Ela "acredita" que eu vivo lá, mas é ilusão dela! hehehe

 
At 10:43 da tarde, Blogger Ana said...

As minhas desculpas,mas existem erros que tenho de corrigir, desculpem-me:
- quanto ao resto não tem anda de arte, - em vez de anda é nada;
-já toureou? -taureou?;
-cavalo e exerceu aquele exercício,o de tourear ??? -- cavalo e viveu o exercício de taurear???;
- fazemoq ue fazem? - fazem o que fazem?;
- estõa a entrar na liberdade dos outros. - estão a entrar na liberdade dos outros.;
-esqueçam das necessaiddes que cada ser sente. - esqueçam as necessidades que cada ser sente;
e a mesma palavra repete-se incorrecta ,mais adiante; lamento!!!
Perdoem-me o descuido da falta de revisão. Espero ser desculpada ,porque o mais relevante é o que pretendia partilhar convosco! Obrigada pela compreensão!

 
At 12:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A culpa é do Artur...

 

Enviar um comentário

<< Home