terça-feira, março 21, 2006

It's dark... but there's no force...

Ora então vamos lá a isto...

Antes de começar a minha dissertação analíticoempírica, gostaria de enaltecer a extraordinária, diria mais, a estupidificantemente brilhante capacidade da minha colaboradora para "escolher-temas-atractivos-para-blogs-em-inicio-de-vida".

Pois imagine o caro leitor que está a "navegar" pelo mar atribulado da informação digital e, entre jogossantacasa.pt e hardcorebitches.com dá de caras com este blog. Ora, é óbvio que a primeira coisa que o meu amigo(a) vai pensar assim que lê as palavras (sim, porque o leitor deste blog é um leitor, vá, culto... porque estas coisas são para se dizer e é mesmo assim. O leitor deste blog sabe, eu repito, SABE ler palavras) "fascínio", "humano" e "mórbido" na mesma frase nem vai pensar duas vezes e vai desatar à procura do rescaldo do jogo do S.L.Benfica-Guimarães. Embora muitos dos nossos leitores estejam neste momento a pensar (sim, porque o leitor deste blog, para além de saber ler, e como se tal já não fosse suficientemente extraordinário, também pensa!!! O que faz com que o leitor deste blog esteja patamares acima do "leitor mediano" de blogs, quiçá até do "leitor bom") que esta situação é insustentável e perfeitamente desapropriada a um blog com este pedigri, é minha responsabilidade, como criador, de alertar para a beleza desta estratégia de markting publicitário.
Pois veja, enquanto o leitor procura dados sobre futebol (e os leitores da "Maria Online" procuram um qualquer conto de sadomassoquismo foleiro) está de facto, a ler este blog!

Genial!

Ca vai entao...

Que a raça humana se diverte imenso com a desgraça alheia não é novidade nenhuma (o caso da TVI, por exemplo... mas isso é outra história), a primeira reacção de um ser humano(reparem bem na igualdade entre os sexos) perante uma situação mórbida que envolva outro ser, da mesma espécie ou não, é rir! Todos já nos deparámos com uma qualquer situação em que um ente querido parte uma qualquer parte do corpo numa qualquer tentativa de inconsciente de dar um nó de pescador nas pernas, e a nossa primeira reacção, mesmo antes de ficar chocados de preocupação, é rir. No caso de acidentes em larga escala, a situação passa-se de modo diferente. Por exemplo, se neste momento um meteorito caisse em cima da Casa Branca e dizimasse todos os que lá se encontrassem, a nossa primeira reacção seria perguntar imediatamente se o Bush também lá estava. Depois, e já desiludidos por o Bush se encontrar num rancho qualquer a cair de uma cadeira, o nosso estado seria de indignação por os quatro canais da televisão portuguesa estarem a emitir as mesmas imagens e não nos deixarem ver os "Morangos com Açúcar". E quando julgava-mos que tudo já tinha passado, eis que surgem... AS PIADAS SÁDICAS! Aquelas piadas que todos nos rimos e todos dizemos «tchiii! que horror... eh eh!!!».

Portanto, cá está. a raça humana é dada às gracinhas. Podemos até classificar os grandes ditadores e terroristas como artistas de stand-up comedy pois sem eles, practicamente não havia piadas para contar.

A minha teoria é que este "fascinio humano pelo lado morbido do mundo" se prende com uma enorme vontade de rir, ou, e falando agora de um modo mais sério, a mente humana é curiosa por natureza e tanto os acontecimentos maus como os bons fascinam de igual modo. Talvez a diferença consista no facto dos acontecimentos bons, para além de em menor número, sejam algo dificil de interpretar (pois o que e bom para uns pode n ter grande significado para outros), ao passo que as chamadas desgraças acontecem ao "pontapé" e todos as assimilem muito mais facilmente.

Agora, será que estas ditas desgraças sejam realmente em maior número que os acontecimentos "positivos"? Ou será um sentimento de vítima tão característico dos seres humanos que não nos permite equilibrar a balança devidamente? Será que no fundo todo o ser humano deseja ser um mártir? Então porque que só alguns otários é que acreditam que vale a pena engolir dinamite e morrer por um mestre que nem sequer de digna a dar o exemplo?

Herrar è umano... nunca se esqueçam disto...

Saúde

1 Comments:

At 10:47 da tarde, Blogger sofya said...

errar é humano.. e perdoar é divino!!
a gente rude do campo escreve umas cenas engraçadas.. escreve, escreve! :D

 

Enviar um comentário

<< Home