domingo, abril 23, 2006

Sangria = Urina de boi = Vomitado de cão???

1.º

"...Uma vez que no curso dela, o que é preciso é um tipo ir apanhar um pouco de sol para a Glubenkien e quando já estiver com a mona a arder e cheia de novas visões por causa da insolação que apanhou, há que falar um bocado para um gravador, beber uma green (porque isto é gente que gosta delas fraquinhas) e seguir a sua vida."

Não posso permitir que a minha classe seja assim vilipendiada (vê lá se te ensinam palavras caras destas em mecânica...) desta forma. Isto é ultrajante e calunioso...para além de que (e falo pelos colegas da minha faculdade) nem sequer estamos perto da Gulbenkian. Se quisessemos apanhar Sol na mona, mais valia irmos para o Marquês de Pombal que sempre era mais perto. Para além disso, descreves aqui os futuros psicólogos deste país como se fossem uma espécie de amibas falantes, mas que para além de deambularem coisas sem sentido, não fazem mais nenhum...pois enganas-te...nós somos umas verdadeiras formiguinhas "trabalhadeiras" e quem nos dera a nós poder-nos dar ao luxo de apanhar insolações alucinatórias. E já agora convido-te também a um dia destes passar pela minha faculdade para puderes constatar in loco que o pessoal de psicologia até nem bebe greens, mas sim bejecas a sério! Agora...muito também poderia ser dito acerca do que é os futuros senhores engenheiros do IST podem fazer ou não nos seus tempos livres...considerando ainda por cima a localização geográfica...e mais não digo...

2.º

Mas deixemo-nos dos eternos picanços entre engenheiros e psicólogos e vamos ao que realmente importa...a sangria. Pessoalmente, essa coisa de: "A sangria é uma merda!" para mim não passa simplesmente de um mito urbano. Eu, apenas raras vezes ouvi esse tipo de comentários nos jantares a que vou. Agora...das quatro, uma...(1) ou as sangrias que eu bebo são realmente de boa qualidade, (2) ou os meus standarts em termos de exigência de qualidade da sangria são muito baixos, (3) ou tenho uma tendência aguda para o alcoolismo, portanto "marcha tudo", (4) ou as pessoas simplesmente não resistem à tentação de dizer mal da sangria, porque simplesmente a sangria é um excelente bode expiatório.

E agora pensam vocês: Sangria? Bode expiatório?? Ai andas a apanhar Sol na mona andas...

Nada disso...
É simples...Ok, tudo bem nem sempre as sangrias que se servem são de uma qualidade extremosa...mas também acho que se faz um exagero relativamente à sua má qualidade. Porque é que isto acontece? Penso que por várias razões...uma delas é talvez o facto de a má qualidade da sangria já se ter estabelecido quase como um dogma. Por isso as pessoas já ficam com a expectativa de que a sangria vai ser realmente má e se existe algum ingrediente a mais ou menos, então é porque a sangria está realmente uma merda! Enfim, acho que por vezes se toma uma atitude meio histéria em relação a isso. Qualquer dia só falta inventarem as leis de Murphy para bebedores de sangria... A outra razão está igualmente relacionada com isto. Ora bem, a sangria tem à partida um estatuto de bebida menor...(junta-se um vinho carrascão, umas frutas e tal e já está) o que influencia à partida as expectativas que as pessoas criam acerca da bebida. É toda a questão do efeito placebo...mesmo que fizessemos uma sangria com um vinho Chardonnay e com as melhores frutas da América do Sul e o melhor açucar do Brasil e dissessemos que era uma simples sangria, haveria muito provavelmente alguém que diria à mesma que a sangria é uma merda. Já no caso de dizermos que a sangria era feita com vinho Chardonnay, custa-me a querer que alguém se atrevesse a dizer o que quer que fosse em relação à sangria, porque é suposto o vinho ser de muita qualidade.

Enfim...não digo que as sangrias que se servem em restaurantes sejam o primor mundial em termos de qualidade, mas ainda assim, pelo quadro que pintam até parece que se está a beber urina de boi...! E o mais ridículo é que geralmente as pessoas que condenam a sangria ao estatuto de merda geralmente são as que acabam por beber mais...enfim, vivemos num mundo estranho.

E a minha grande pergunta: mas se a sangria é assim tão má, porque é que continuam a pedi-la e melhor...quando ela é má, porque que é que continuam a bebê-la como se não existisse amanhã?

Eu cá gosto muito de sangria e por isso deixo aqui o apelo...Salvem a reputação da sangria!

Over and out.

1 Comments:

At 4:47 da tarde, Blogger Rui said...

Bom, eu gosto de greens. Mas felizmente não deixo que interfiram no meu profissionalismo psicológico. Para isso tenho a minha mistura especial de scotch, rum, vodka russo, álcool etílico a 97% e vinho do dão, tudo shaken not stirred, e temperado com umas modestas pitadas de açafrão e do mais puro ópio de cabul. Não gosto de beber isto ao sol, desnatura a mistura e dá-lhe um ligeiro trago a amoras, que considero profundamente recalcante, e acaba por bloquear o meu acesso ao inconsciente colectivo.
------------------------------------
Também gosto de sangria :) A única que realmente detesto é a das garrafas de litro e meio do select.
Também reparo nesse curioso fenómeno, que é, as pessoas que mais a difamam são também as que mais a bebem. Make up your minds! Bom, existe talvez um certo snobismo envolvido: há que dizer mal de algo para marcar território...e à falta de melhor a vítima é a sangria. Beijinhos ;)

 

Enviar um comentário

<< Home